Quantcast
Channel: VIX
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8847

Suco não entra no cardápio de Melinda mesmo agora com 1 aninho: restrição é boa?

$
0
0

Melinda, primeira filha de Thais Fersoza e Michel Teló, já completou um ano de vida e encanta nas redes sociais. A menina está cada dia mais espertinha e saudável, enquanto a mamãe famosa compartilha detalhes de seu crescimento com os fãs do casal.

Em um vídeo feito para seu canal do YouTube, a atriz Thais Fersoza contou que uma das coisas que evita dar a Melinda são os sucos, mesmo os naturais. Por que essa restrição?

Quando dar sucos para bebês?

As frutas são o pontapé inicial na introdução dos alimentos complementares dos bebês. São elas as primeiras a serem oferecidas para as crianças, porque além de serem nutritivas, desenvolvem o paladar.

"O bebê sentirá sabores novos e texturas variadas, muito diferente da experiência durante as mamadas, seja no seio materno ou na mamadeira. Além disso, essa fase é marcada pelo estímulo da mastigação e desenvolvimento do aspecto sensorial da boca", explica Flavia Oliveira, pediatra da Clínica MedPrimus.

Depois dessa fase de descoberta, muitas mães, como Thais Fersoza, continuam oferecendo apenas as frutas "in natura". Por que evitar dar sucos para as crianças pequenininhas? A médica explica.

"Porque possuem muito mais fibras do que os sucos, que acabam trazendo mais calorias e saciam menos a criança. Algumas, porém, gostam mais dos sucos e vão acabar introduzindo os industrializados, que nem sempre são nutricionalmente adequados", continua a especialista.

Pq hoje ela completa 1 ano e 1 mês e a gente esmaga meeeeeeesmo!!!!! ❤️ #AmorDaMinhaVida

A post shared by Thais Fersoza (@tatafersoza) on

Antes dos dois aninhos, uma alternativa aos pais é amassar ou raspar as frutas. Depois desse período, as crianças podem comê-las, inclusive, com a casca, sempre com o cuidado de observá-las para que não se engasguem.

"Lembrando que cada criança apresenta um desenvolvimento em relação à mastigação. Cabe ao pediatra juntamente com os pais terem a percepção de que determinada textura é ou não adequada, respeitando sempre o ritmo do bebê", diz a pediatra.

O ideal, portanto, é estimular o consumo natural, que garante saciedade, nutrição e desenvolvimento de paladar. Além disso, os sucos, naturais ou não, podem conter açúcar, o que deve ser evitado até, pelo menos, os dois anos de idade. "Nessa fase, é preciso ter bom senso e coerência, entendendo o que está sendo oferecido para a criança. Vejo mães se recusarem a dar bolo caseiro para a criança de um ano e meio, mas dando bisnaguinhas, por exemplo", explica Flavia.

Introdução alimentar

Além das frutas, os legumes cozidos também entram na alimentação cedo. O importante é evitar os embutidos, como salsicha e presunto, açúcar e todo produto processado. "Esses alimentos deturpam o paladar, fazendo com que os alimentos naturais pareçam menos saborosos. Isso gera uma dificuldade cada vez maior nos pais em introduzir alimentos saudáveis", esclarece a especialista.

Para a médica, também é interessante que os pais dividam suas refeições com os filhos, para dar exemplo e estimular a curiosidade. "Nada mais é desafiador para um bebê de um ano do que perceber que o prato da mãe não é igual ao dele", finaliza ela.

Alimentação infantil: tudo que você precisa saber


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8847