Com o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de futebol, já é possível ter uma ideia de como será a competição e quão difícil ela será para a Seleção brasileira, pelo menos em suas fases iniciais.
Primeira fase da Copa será mais fácil
Adversários
A Copa do Mundo começou bem para o Brasil. O sorteio dos grupos foi bastante favorável à Seleção Brasileira para a primeira fase do mundial: está no Grupo E e enfrentará, nesta ordem, Suíça, Costa Rica e Sérvia.
Com as novas regras estabelecidas pela Fifa, o Brasil corria o risco de ter em seu grupo alguma campeã do mundo, caso da Espanha e da Inglaterra.
Dia e local dos jogos
Desse modo, a estreia brasileira na Rússia será na cidade Rostov, no dia 17 de junho, contra a Suíça. No dia 22 de junho, o adversário será a Costa Rica, em São Petersburgo. Em 27 de junho, a Seleção joga contra a Sérvia, em Moscou. Nesta fase, todos os times jogam entre si, e os dois primeiros colocados avançam na competição.
Caso o Brasil confirme seu favoritismo na primeira fase e garanta o primeiro lugar no grupo, vai enfrentar o segundo colocado do Grupo F, no qual está a temida Alemanha, além de Suécia, México e Coreia do Sul.
O que isso significa para a Seleção?
O técnico Tite certamente está satisfeito com o grupo do Brasil. Primeiro porque o Grupo E terá jogos em Rostov, São Petersburgo e Moscou, cidades de boa estrutura e que estão distantes a menos de 2 mil quilômetros.
Em relação à qualidade dos adversários que o Brasil irá enfrentar seleções de nível intermediário, mas todas elas se classificaram em primeiro lugar de seus grupos em suas confederações.
Contra a Suíça, o Brasil tem retrospecto levemente superior na história: em 8 confrontos, vencemos 3 e perdemos 2. Contra a Sérvia, a Seleção entrou em campo apenas uma vez: vitória de 1 a 0 no último amistoso antes da Copa de 2014 - até 1991, a Sérvia fazia parte da Iugoslávia, que teve como melhor resultado o terceiro lugar na Copa do Mundo de 1930.
Em relação à Costa Rica, a história mostra vantagem ampla para nós: são 10 partidas, com apenas 1 derrota e 9 vitórias. Uma dessas vitórias é histórica: os 5 a 2 sobre os costa-riquenhos fechou a participação brasileira na primeira fase da Copa de 2002, na qual levamos o pentacampeonato.
Segunda fase: adversários mais difíceis
Adversários: reencontro com a Alemanha
Qualquer vacilo brasileiro pode ser perigosíssimo na primeira fase. Nas oitavas de final, o adversário da Seleção será Alemanha, Suécia, México ou Coreia do Sul. O sistema é o seguinte: se passar em primeiro, o Brasil pega o segundo do Grupo F; se passar em segundo, enfrenta o primeiro colocado.
Ou seja, se não confirmarmos a primeira colocação do Grupo E, poderemos encontrar a Alemanha direto na primeira fase eliminatória - mata-mata, quem vencer fica, quem perder é eliminado. O prognóstico mais provável é que o adversário seja México (vencemos 23 vezes e perdemos 10, entre elas uma final de Copa das Confederações) ou Suécia (perdemos 2 e vencemos 10, na final da Copa de 1958 e na semifinal da Copa de 1994).
Grupos da Copa do Mundo da Rússia
Veja a seguir como estão todos os grupos da Copa do Mundo da Rússia:
Grupo A
- Rússia
- Arábia Saudita
- Egito
- Uruguai
Grupo B
- Portugal
- Espanha
- Marrocos
- Irã
Grupo C
- França
- Austrália
- Peru
- Dinamarca
Grupo D
- Argentina
- Islândia
- Croácia
- Nigéria
Grupo E
- Brasil
- Suíça
- Costa Rica
- Sérvia
Grupo F
- Alemanha
- México
- Suécia
- Coreia do Sul
Grupo G
- Bélgica
- Panamá
- Tunísia
- Inglaterra
Grupo H
- Polônia
- Senegal
- Colômbia
- Japão
Curiosidades do futebol
- O que mudou de Pelé a Neymar? Veja evolução física, gols, títulos e salários
- Como a bola de futebol mudou com os anos e influenciou as Copas do Mundo?
- Há um motivo que poucos sabem para a camisa da Seleção ser amarela