Celino Villanueva Jaramillo, ou Don Celino, é chileno e, aos 121 anos de idade, estima-se que seja a pessoamais velha do mundo. Acontece que sua chegada à idade “supercentenária”, como classifica o Livro dos Recordes, não está registrada como um recorde.
O título, inclusive, é dado a uma senhorinha japonesa, Nabi Tajima, que tem quatro anos a menos que ele.
Vida de homem mais velho do mundo
Don Celino nasceu em Río Bueno, ao sul da cidade de Valdivia, e passou 30 anos de sua vida trabalhando em uma fazenda, de onde foi demitido apenas aos 80 anos.
Por esse motivo, decidiu se mudar para Mehuín, onde se dedicou a cultivar e vender vegetais – já que não podia sobreviver apenas com sua pensão.
Don Celino nunca se casou e, por conta de um incêndio em sua casa quando já tinha 99 anos, perdeu tudo que tinha, incluindo sua certidão de nascimento.
Ainda que a tragédia tenha tornado incerta sua data de nascimento, o Instituto Nacional de Estatísticas do Chile confirmou: Don Celino nasceu efetivamente em 25 de julho de 1896.
Dificuldades da velhice
Depois do incêndio que o deixou sem nada, Don Celino passou a morar com sua amiga, Marta Ramírez, que tinha 63 anos na época.
Agora, Don Celino tem dificuldades para caminhar, enxergar (devido à catarata) e ouvir. Isso limita sua capacidade de comunicação, como comprovou repórter do jornal britânico The Guardian que escreveu a história do idoso pela primeira vez.
Cidadão mais velho do país
Mesmo sem o reconhecimento do Livro dos Recordes, no Chile, ele já é identificado como o cidadão mais velho do país.
Recebeu até a visita e o reconhecimento do ex-presidente Sebastián Piñera, que lhe entregou um par de aparelhos auditivos, muletas e um pequeno fogão à lenha quando ele completou 115 anos.
Original do Vix em Espanhol, escrito por Valentina.
Pensando no futuro
- Faça exercícios hoje para garantir sua saúde amanhã: 5 motivos para aderir
- Como diagnosticar Alzheimer precocemente, segundo cientistas
- Velhice no Japão: modo que eles cuidam de idosos é incrível