Desde o começo, já sabíamos que a 14ª temporada de"Grey's Anatomy" seria mais leve e nostálgica, mas ninguém esperava tantas referências. Para o 300º episódio, marca histórica da série, Shonda Rhimes preparou um grande presente para os fãs mais antigos, resgatando bordões, músicas e situações que já vimos nos anos anteriores.
Quem também é responsável por criar esse clima saudoso é a roteirista Krista Vernoff, que participou das primeiras temporadas e esteve presente nos episódios mais marcantes. Muito além dos pacientes que se pareciam com Cristina (Sandra Oh), Izzie (Katherine Heigl) e George (T.R. Knight), a produção escondeu outras surpresas.
Confira todas as referências às temporadas antigas do 300º episódio, segundo o Entertainment Weekly. Cuidado, contém spoilers!
Referências no 300º episódio de "Grey's Anatomy"
- Na abertura do episódio, Meredith (Ellen Pompeo) está em um ferry boat, transporte marítimo popular em Seattle que seu ex-marido, Derek (Patrick Dempsey) adorava utilizar.
- O novo grupo de internos, composto por 5 pessoas, lembra muito o original, formado por Meredith, Cristina, Izzie, George e Alex (Justin Chambers). Eles até ocupam o mesmo lugar no hospital que os personagens antigos, correm pelos corredores e são alertados por Mer e Alex a andarem mais devagar, situação que eles mesmos já viveram no passado.
- Os pacientes que sofreram um acidente em uma montanha-russa são a cara de Cristina e George, o que deixa Meredith e Alex chocados. Uma terceira, sósia de Izzie, até usa uma expressão que se tornou um bordão das primeiras temporadas, "seriously" (em português, algo como "fala sério").
- A cena inicial terminou com a música "Cosy in the Rocket", da banda Psapp, que ficou conhecida como a trilha de abertura das primeiras temporadas.
- Enquanto investiga o diagnóstíco de seu paciente, Amelia (Caterina Scorsone) insiste que seja feita uma tomografia do cérebro. Foi pela falta desse exame que Derek, seu irmão, morreu após um acidente de carro. Desde então, a neurocirurgiã o considera essencial.
- Os pacientes que se pareciam com George e Cristina chegaram ao hospital presos ao carrinho da montanha-russa, e a remoção de um poderia acabar piorando os ferimentos do outro. No episódio "Into You Like a Train", a trama recebeu um caso parecido, e muito marcante, de um homem e uma mulher presos a uma barra de ferro.
- Além disso, os pacientes acabam repetindo algumas manias dos personagens originais. A sósia de Izzie, por exemplo, pede que Alex fique ao lado dela, da mesma forma que Rebecca (Elizabeth Reaser) fez quando se apaixonou por ele.
- A positividade da sósia de Izzie foi proposital. Segundo a própria Krista Vernoff, a intenção foi resgatar o comportamento alegre da personagem de Katherine Heigl, que não perdia o humor nem em momentos difíceis.
- Quando perguntada sobre onde está o pai de Sofia, Arizona (Jessica Capshaw) diz que ele faleceu, se referindo a Mark Sloan (Eric Dane). Em seguida, ela se lembra das qualidades do cirurgião.
- Outro personagem lembrado é Derek, quando Zola diz que herdou toda a inteligência do pai, e não de Meredith, sua mãe.
- Enquanto cuida do sósia de George, Webber (James Pickens Jr.) diz que seria legal poder salvar aquele O'Malley. O personagem original morreu em um acidente de ônibus, enquanto tentava salvar uma mulher, e chegou ao hospital com o rosto completamente desfigurado.
- Meredith concorria ao prêmio Harper Avery, mas não conseguiu ir à cerimônia, já que surgiram os pacientes da montanha-russa. Dentro da sala de cirurgia, Webber e Bailey (Chandra Wilson) colocaram um telão com a transmissão ao vivo, e todos estavam presentes quando o nome da personagem foi anunciado.
- Quem estava presente para receber o prêmio por Meredith foi Jackson (Jesse Williams), e no discurso, ele mencionou as perdas que a médica viveu, entre as mortes da irmã, Lexie (Chyler Leigh), a mãe, Ellis (Kate Burton), e Derek. Ele ainda diz que Mer canaliza todo o sofrimento para salvar vidas, em uma cena emocionante.
- Enquanto comemoravam a vitória de Meredith, ela olhou para cima, na galeria do centro cirúrgico, e viu Ellis a aplaudindo, entre os outros médicos. Ela morreu de Alzheimer no início da trama, e no episódio, a atriz Kate Burton foi a única a gravar a participação.
"Nós somos forçados a acreditar que alguns tipos de magia existem. E que história, e memória, e os fantasmas do nosso passado, às vezes são tão tangíveis quanto qualquer coisa que possamos segurar com as próprias mãos"
- No final, Meredith e Alex voltam ao corredor dos fundos, onde ficavam com o quinteto original, e expulsam os novos internos de lá. Eles abrem uma garrafa de champanhe, para comemorar o prêmio de Meredith, e ela ainda recebe a ligação de Cristina, que queria parabenizar a amiga.
Emocionante, hein? A 14ª temporada de "Grey's Anatomy" estreia no Brasil no dia 13 de novembro, às 21h, no canal Sony.
Mais sobre "Grey's Anatomy"
- Só para fãs: você se lembra dos nomes desses 10 pacientes de "Grey's"?
- Surpreendente: veja teoria trágica sobre o futuro de Meredith Grey
- Shonda Rhimes comenta uma das mortes mais tristes de "Grey's"