A última semana de "A Força do Querer" está cheia de cenas emocionantes, e uma delas foi, sem dúvida, a da discussão entre Bibi (Juliana Paes) e Silvana (Lília Cabral). Após ser humilhada por Rubinho (Emílio Dantas) ao pedir a pensão do filho, a Perigosa deixou todo o dinheiro que tinha com a arquiteta, pessoa em quem ela mais confiava.
Silvana gasta dinheiro de Bibi em jogo
Bibi aparece de surpresa na casa da amiga, pedindo os pertences que deixou com ela, mas Silvana fica relutante em devolvê-los. Depois de muita insistência, ela descobre que a mulher gastou tudo com o vício em jogo, e fica completamente sem chão. Silvana fica muito envergonhada, enquanto a Perigosa a acusa de ser doente em uma conversa bastante tensa.
No entanto, Bibi comenta que aquilo seria um sinal, de que ela não deveria recomeçar a vida com o dinheiro do tráfico. Mais calma, ela pede à amiga as roupas que ela não usa, para montar um brechó, e termina a briga com um longo abraço, enquanto Silvana pede desculpas. O momento foi muito importante para a reta final das personagens, e foi um dos pontos altos do desfecho da novela.
Entenda por que a cena teve tanto destaque na trama:
Cena de Bibi e Silvana
Trajetórias autodestrutivas
Bibi e Silvana tinham uma vida boa, mas colocaram tudo a perder ao entrar para o crime e ao se entregar ao vício em jogo, respectivamente. Elas prejudicaram suas famílias e chegaram juntas ao fundo do poço, ainda que por motivos diferentes. O encontro das duas nessa reta final, na qual ambas estão perdidas e tentando recomeçar, traz ainda mais compreensão e empatia para as personagens.
Compaixão de Bibi
A redenção da Perigosa, que ficou deslumbrada com o poder que tinha no morro com Rubinho, está vindo nos pequenos gestos. Todos os valores da antiga Bibi estão sendo resgatados, e quando ela encara Silvana após a briga, seu olhar é de compaixão com o problema que a amiga está passando.
Além disso, ela tem consciência de que precisa começar a vida do zero, sem o dinheiro que juntou com o crime, e sem guardar rancor de ninguém.
Choque para Silvana
Enquanto estava gastando o próprio dinheiro no jogo, talvez Silvana não enxergava o tamanho de seu vício. Agora, a vergonha que ela passou ao confessar a Bibi que usou as economias da amiga pode ser o choque de realidade que a arquiteta precisava para finalmente aceitar um tratamento e parar com as apostas.
Cumplicidade entre as duas
Mesmo uma colocando a outra em situações complicadas, Bibi e Silvana viraram amigas, e essa relação se manteve mesmo durante a briga que tiveram.
Enquanto a Perigosa já salvou a mulher de criminosos durante um jogo, a arquiteta escondeu Bibi em casa quando ela fugia da polícia. No fim, elas não deixaram de lado a cumplicidade que tinham, e o abraço após a discussão é a maior prova disso.
Atuações emocionantes
As atrizes Juliana Paes e Lilia Cabral deram um show de interpretação na cena, traduzindo perfeitamente as emoções e sentimentos de suas personagens, às vezes só pelo olhar. Não foi forçado e não só convenceu o público, como também emocionou, aproximando Bibi e Silvana do perdão por tudo o que fizeram durante a trama.
Não perca o último capítulo de "A Força do Querer", no dia 20 de outubro.
Novelas da Globo
- Paixão, vingança e mais: entenda a trama de "O Outro Lado do Paraíso"
- Looks medievais: confira transformações do elenco para "Deus Salve o Rei"
- Você viu? Policial de "A Força do Querer" já está em "Pega Pega"