Quantcast
Channel: VIX
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8847

Imagens do eclipse em infravermelho dizem muito sobre o Sol (e são impressionantes!)

$
0
0

Para nós, observar o eclipse é admirar um espetáculo natural que ocorre vez ou outra no céu. Para os cientistas, é uma oportunidade única de captar o máximo de informações possíveis e trabalhar duro para entender mais de como os corpos celestes funcionam.

Os telescópios da Southern Research, desenvolvidos pela equipe de cientistas da Nasa, registrou imagens em infravermelho do eclipse solar total ocorrido no dia 21 de agosto. E isso pode ser fundamental para entender melhor como o próprio Sol e o planeta Mercúrio funcionam. Este tipo de imagem é rara de se captar.

"Os dados visíveis e infravermelhos parecem espetaculares", disse Amir Caspi, líder do projeto, em comunicado da Southern Research. "Nós já estamos vendo algumas características surpreendentes, e estamos muito entusiasmados em saber o que a análise detalhada irá revelar".

Coroa solar e Mercúrio

Todo esse entusiasmo se justifica porque o eclipse solar é uma situação singular, na qual a luz emitida pelo Sol fica escondida atrás da Lua e os raios da coroa solar podem ser observadas. Sem o eclipse, a luz do Sol é tão intensa, que as informações da coroa solar são ofuscadas.

Planeta mais próximo do Sol, Mercúrio é difícil de ser analisado pelo mesmo motivo: os raios solares dominam a observação dos telescópios. Usando a tecnologia do telescópio que registra ondas infravermelhas, os cientistas conseguiram obter pela primeira vez informações capazes de estimar a temperatura da superfície do planeta do lado que não recebe a luz solar direta.

“Houve observações complementares do espaço e dos terrenos, temos a oportunidade de entender mais fundamentos da natureza da coroa solar. É o melhor eclipse já observado”, disse Dan Seaton, co-autor do trabalho.

Eclipse solar total


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8847