
Na novela "A Força do Querer", o público acompanhou desde o início as angústias de Ivana (Carol Duarte), uma mulher que nunca se reconheceu no próprio corpo. Ela teve crises de identidade, problemas de relacionamento e passou até por um acompanhamento psicológico, até que, com os conselhos das pessoas certas, ela descobriu querer mudar de gênero, adotando a aparência de um homem.
Para tomar essa decisão, Ivana contou com a ajuda de Tereza Brant, ator trans que fez uma participação na novela, e do personagem Nonato (Silvero Pereira), que se reconhece como travesti. Eles explicaram para ela suas respectivas histórias de vida, com as quais ela se identificou, o que abriu caminho para que a jovem aceitasse fazer a transição de gênero.
Agora, ela enfrentará alguns obstáculos para, enfim, se sentir confortável no próprio corpo, incluindo as críticas da família e até o preconceito nas ruas. Veja todos os detalhes sobre a transição de Ivana.
Transição de Ivana em "A Força do Querer"

Descoberta como um homem gay
Na terapia, com Eva (Ester Jablonski), Ivana desabafa todas as incertezas, e tenta entender melhor o que está se passando em sua cabeça. Ainda que não se reconheça no corpo feminino, ela diz que ainda é apaixonada por Cláudio (Gabriel Stauffer), e sua psicóloga explica que, após a transição, ela será um homem gay, esclarecendo que o gênero e a orientação sexual são coisas diferentes.
Falta de apoio em casa
Antes de realizar a transição, Ivana começa a usar roupas masculinas, o que faz com que sua família a rejeite ainda mais. Joyce (Maria Fernanda Cândido) surta ao ver a filha ser confundida com um homem por uma visita em sua casa, enquanto que Ruy (Fiuk) não dá nenhum apoio à irmã.

Corte de cabelo e pedido ao pai
Ivana adotará um corte de cabelo bem curtinho, o que deixará Joyce desconcertada. Ela anunciará que fará a transição de gênero, e antes de sair de casa, pedirá ajuda para que o pai, Eugênio (Dan Stulbach), pague sua cirurgia de remoção dos seios. Embora confuso, sem entender o que a filha está passando, ele promete que pensará no assunto, sendo assim uma esperança na vida da jovem.
Início da transição
Após uma passagem de três semanas, Ivana já terá sentido os efeitos dos hormônios masculinos, e reaparecerá com barba e os cabelos bem curtos. Ela decide visitar a família, com o novo visual, mas é ainda mais hostilizada. Enquanto Joyce sai correndo, aos prantos, Ruy diz que não a reconhece, e que nunca teve um irmão.

Mudança de nome
Já com a aparência de um homem, Ivana passa a se referir a si mesma no masculino, o que levanta a necessidade de mudar de nome. Segundo a colina Telinha, do jornal Extra, ela pedirá que Joyce a "batize" novamente, mas sua mãe se recusa a escolher um novo nome para a filha. Assim, Ivana decide se chamar Ivan.
Dificuldade de encontrar emprego
A aparência masculina e os documentos femininos tornam a vida de Ivan muito complicada. Com a mesada cortada pela mãe, ele passa a ser sustentado por Nonato, enquanto tenta arrumar um emprego. Surpreendentemente, quem o contrata é a tia, Silvana (Lília Cabral), como um jardineiro em sua própria casa. Ivan ficará surpreso, e muito grato, pelo apoio que receberá dela e da prima, Simone (Juliana Paiva), com quem sempre desabafou, desde o início.
Os capítulos da transição de Ivana serão exibidos no início de setembro. Fique de olho!
Mais sobre "A Força do Querer"
- Atriz fala de Ivana em "A Força do Querer":"O público é cúmplice dela"
- História real inspira Gloria Perez para mudança de Irene na novela: detalhes
- Realidade x ficção: O que aconteceu e o que é invenção na história de Bibi