Quantcast
Channel: VIX
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8847

Ator usa frase machista ao falar sobre assédio e Fátima interrompe discurso

$
0
0

*Matéria publicada em 05/04/17.

fatima bernardes oscar magrini 0417 400x800

No programa "Encontro", desta quarta (05), Fátima Bernardes tocou em um assunto polêmico: o ato de funcionárias da Globo em apoio à figurinista Susllem Meneguzzi Tonani, que acusou o ator José Mayer de assédio. No entanto, ao comentar o caso, o também ator Oscar Magrini fez um comentário machista e foi interrompido pela apresentadora.

Frase machista de Oscar Magrini

O assunto era assédio sexual, e Magrini acabou se enrolando na hora de expressar a opinião. ""Acho que não só aqui na Globo como em todos os lugares sempre existiu o assédio, da própria mulher também em cima do homem, mas a minha liberdade termina onde começa a sua. (...) É uma sociedade machista, fez-se tanto tempo lá atrás, mas não existe como chegar agora e eu não te respeitar porque você está mais ousada, de minissaia e eu tenho que abusar ou passar a mão ou falar alguma coisa. A mulher também neste sentido tem que saber se colocar para não instigar o outro", declarou o ator.

Fátima resolveu intervir. "Na verdade, Magrini, mais do que instigar, o outro tem que respeitar independentemente de como ela está", disse a apresentadora, dando o corte necessário no assunto.

Por que a fala é problemática?

A culpabilização da vítima em casos de assédio é, infelizmente, ainda comum nos dias de hoje. Ao dizer que as mulheres devem saber se colocar para não instigar os homens, Magrini acaba afirmando que o ato pode ser justificado como consequência às atitudes "provocativas" das mulheres, quando na verdade, elas devem ser respeitadas independente da roupa ou da forma como se colocam.

José Mayer acusado de assédio: entenda o caso

jose ze mayer 03.17 400x800

Na semana passada, a figurinista da Globo, Susllem Meneguzzi Tonani, publicou um texto no blog #AgoraÉqueSãoElas, do jornal Folha de São Paulo, relatando que fora assediada por José Mayer. Ela trabalhava na novela "A Lei do Amor", que tinha o ator como protagonista.

Já na última terça (04), várias funcionárias da emissora, entre elas atrizes famosas, iniciaram a campanha "Mexeu com Uma, Mexeu Com Todas", usando camisetas repudiando o assédio e em apoio à figurinista. Embora tenha se defendido das acusações no início, Mayer pediu desculpas publicamente em uma carta e foi afastado da próxima novela em que trabalharia.

Mais sobre Fátima Bernardes


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8847