
Antes dos smartphones da Apple e da Samsung dominarem o mercado de celulares, a BlackBerry era uma das marcas mais cobiçadas, com seus aparelhos com teclado QWERTY e, na época, um sistema inovador que permitia mandar e-mails via celular.
O tempo passou e os celulares praticamente não têm mais botões, mas a BlackBerry, adquirida pela empresa chinesa TCL Communication, mostrou que vai continuar produzindo celulares da marca - e com teclado físico.
Como os clássicos aparelhos, os novos virão na cor preta e com ótimo nível de segurança - pelo menos, essa foi a amostra que a marca deu na apresentação da novidade.
BlackBerry com Android
Apresentado na CES 2017, importante feira de eletrônicos, o novo BlackBerry é o primeiro modelo da marca fabricado pela TCL – só que com sistema operacional Android, e não um exclusivo da antiga BlackBerry, o OS, desativado em 2012.
O nome oficial do novo aparelho ainda não foi revelado, mas há especulações de que se chame Mercury. Todos os detalhes do celular serão informados ao público no Congresso Mundial Mobile, que ocorre entre 27 de fevereiro e 2 de março.
Teclado inteligente da BlackBerry
O recurso mais chamativo do novo aparelho da BlackBerry é, certamente, o teclado. Em tempos em que os smartphones ficam cada vez mais lisos de botões, a proposta de um “teclado inteligente” soa desconfortável, principalmente por conta do tamanho de cada letrinha.
Mas isso não significa que a BlackBerry quer fazer com que os usuários retornem ao passado: o teclado é sensível ao toque e possui opção personalizada de digitação preditiva, ou seja, o recurso de sugestões de termos.
As teclas são polidas e têm um acabamento parecido com o visor do celular.
Quem já teve um celular da BlackBerry sabe que a segurança era uma de suas melhores características. Embora o Android seja um sistema aberto, o que facilita para alguns invasores mal intencionados, o celular possui um software de segurança da própria BlackBerry. Segundo a TCL, o software é atualizado em tempo real, “para garantir a melhor proteção para seus dados corporativos e pessoais”.
O novo modelo de BlackBerry deve ser lançado ainda este ano. Não há informações de preço ou previsão de comercialização no Brasil.
Smartphones: luxo e ruína
- Os 7 celulares mais caros do mundo chegam a custar R$ 30 milhões
- 5 motivos pelos quais o smartphone pode arruinar sua vida
- 4 artistas que falharam em altos cargos de empresas de tecnologia