
Você já observou se há diferença de comportamento do Facebook entre os seus amigos solteiros e os que estão em um relacionamento sério? Pois o próprio Facebook decidiu dedicar um tempo para fazer essa análise e percebeu algumas curiosidades...
De acordo com um gráfico feito por especialistas, a tendência é que quem está em um relacionamento sério passe menos tempo postando na internet sobre o que costuma fazer.
Não é difícil explicar este ‘fenômeno’, ou mudança de comportamento. O cientista de dados do Facebook, Carlos Diuk, deu uma resposta bastante convincente quanto a isso: “casais decidem passar mais tempo juntos, o namoro é algo off, e as interações online dão lugar a mais interações no mundo físico”.
Namorados postam menos no Facebook
A análise do Facebook de como as pessoas interagem após assumir um compromisso sério com alguém é parte de um projeto, de 2014, de compreender de maneira geral como as interações mudam a partir de um relacionamento.
Quando o relacionamento começa (ou, a partir do ‘dia zero’, segundo os termos da rede social), existe um ‘pico’ de postagens – cerca de 1,6 por dia.
Com o tempo, o ritmo diminui bastante, chegando a parar em 1,53 posts por dia depois de quase três meses de relacionamento.
O grande paradoxo é que, pouco tempo antes de entrar num relacionamento, o ritmo de postagens tem um aumento: a 12 dias antes de assumir compromisso, segundo o Facebook Data Science, as pessoas postam com mais frequência, chegando a atingir 1,67 posts por dia.
Posts mais felizes
Apesar da diminuição das postagens, isso não representa nenhum tipo de risco para o Facebook. Na verdade, é até o contrário: ao analisar as palavras-chave mais utilizadas por quem está num relacionamento sério, a rede social detectou que essas pessoas tendem a expressar emoções mais positivas.
O vocabulário delas tem mais “amor”, “legal” e “felicidade” do que “ódio”, “machucado” ou “mau”.
O gráfico da ‘positividade’ mantém-se estável durante o namoro, casamento ou compromisso sério. Do primeiro ao centésimo dia do relacionamento, a proporção de palavras positivas por postagem é de 0,21 e 0,22.
Os dados são frutos de uma análise somente com posts em inglês, no período entre 2003 e 2014.
Facebook nos deixa infelizes
Todos esses dados parecem confirmar algo que os executivos do Facebook não compartilhariam em suas páginas: a de que a rede social, por si só, nos deixa mais infelizes.
Um estudo de 2013 da Universidade de Michigan (EUA) observou como as pessoas se comportavam entre uma postagem e outra. Ao analisar o comportamento de usuários, perceberam que os textos tendem a ser mais infelizes, questionadores e tristes.
“O Facebook fornece recursos inestimáveis ao cumprir a necessidade humana básica para conexão social”, diz o estudo. "Mas, em vez de melhorar nosso bem-estar, nossas descobertas sugerem que o Facebook na real pode prejudicá-lo”.
Relacionamento no Facebook
- Ter um perfil do casal nas redes sociais pode criar problemas
- Estudo provou que casais mais felizes não expõem a vida na internet
- O que seus posts no Facebook revelam sobre seu relacionamento